True Wireless Stereo (TWS) – O que é e que opções de earbuds incluem esta tecnologia?

Na escolha de uns auriculares existem várias tecnologias associadas que garantem, ou não, uma melhor qualidade de som reproduzido. Uma delas, que é cada vez mais encontrada, é a TWS. 

TWS é a sigla para True Wireless Stereo. Mas em que é que consiste esta tecnologia? Além de lhe explicarmos este conceito, vamos dar-lhe a conhecer alguns auriculares que a incluem e que são ideias para utilizar com o seu smartphone.

True Wireless Stereo (TWS) – O que é?

Os dispositivos de reprodução de som sem fios vieram alterar a forma como interagimos com a tecnologia. São os chamados dispositivos Wireless que funcionam normalmente utilizando uma ligação Bluetooth. Além disso, proporcionam uma reprodução de som sem necessidade de ligação física ao smartphone ou a outro equipamento.

Mas nem todos os dispositivos de som Bluetooth são iguais. Nem todos são capazes de proporcionar uma envolvência desejada, quando pensamos num verdadeiro som em stereo. É então aqui que entra a tecnologia True Wireless Stereo (TWS).

Tão importante como perceber o que é, é importante perceber como funciona. O esquemaabaixo explica exatamente o processo de emparelhamento dos altifalantes. Isto serve para qualquer tipo de produtos, não só para os simples earbuds, mas também para os que vamos mostrar a seguir, sejam headsets ou até mesmo colunas.

O dispositivo que irá ser utilizado para reproduzir o som (smartphone, por exemplo), será ligado via Bluetooth a um só altifalante, o considerado principal. Feita esta ligação, depois o altifalante secundário não é ligado ao smartphone, mas sim ao altifalante principal. A forma de emparelhamento poderá variar de dispositivo para dispositivo, mas o conceito-base é este. 

Desta forma, o utilizador terá exatamente o som stereo real criado a ser reproduzido pelos seus auriculares.

Existe ainda uma outra forma de tirar mais partido desta tecnologia wireless que a Qualcomm apresentou com o seu novo SoC Snapdragon 845, a TrueWireless Stereo Plus. Neste caso, os dois auriculares são ligados de forma independente ao smartphone, recebendo um o áudio para o lado direito e o outro para o lado esquerdo. Acontece tal como se pode ver na imagem abaixo.

Earbuds com tecnologia True Wireless Stereo (TWS)

No mercado são já várias as marcas que apostam na oferta de produtos com TWS. Por essa razão, e como a procura por earbuds tem vindo a aumentar, deixamos-lhe algumas sugestões.

A Xiaomi é uma das marcas que aposta nesta tecnologia e os seus mais recentes Airdots já permitem uma envolvência de som em stereo real. Neste rol de produtos, além do modelo Pro, que se assemelha aos AirPods da Apple, e dos seus Airdots mais pequenos, também podemos incluir os da sua submarca Redmi.

Mas além da Xiaomi, podemos encontrar marcas como a Lenovo ou outras menos conhecidas, como a Sabbat ou a QCY. 

De uma forma geral, as potencialidades dos produtos são semelhantes entre elas, todas com caixa de carregamento e transporte incluída. Desta lista, apenas os Airdots Pro da Xiaomi ultrapassam os 50 €, todas as outras sugestões situam-se numa faixa de preços abaixo disso.

PortugueseSpanishFrenchEnglish